Perguntas frequentes

Talvez você não consulte mais o dicionário Aurélio como antes, quem sabe você nem saiba do que se trata. Atualmente, com o advento digital e suas funcionalidades ao abrir o Google lançamos uma consulta simples do significado de uma palavra. Também consideramos ir no Google para consultar quase tudo. Diante dessa experiência segue aqui um conselho de quem sabe o que diz.

É bom ter um advogado(a) a quem possa consultar sobre o que é correto fazer nas questões de direito em casos de lesão, regularidade e irregularidade de ação, antes da realização de um contrato, demandas que te levem a questões judiciais nos assuntos do consumidor, tributário, trabalhista, família/sucessões, cível, empresarial, militar e tantas outras áreas do direito.

Enfim, todo cuidado é imprescindível para ter o melhor aproveitamento de uma demanda. Por isso, é recomendável  a consulta prévia a um advogado(a).

O Advogado é aquele que possui a “jus postulandi”. Vou explicar melhor. O Advogado é o que tem a “capacidade postulatória” é ele que pode pedir e defender os interesses dos clientes perante a Justiça brasileira.

Profissional certo é aquele que tem a sua inscrição em dia no órgão oficial, no caso do(a) Advogado(a) a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Além disso, é possível verificar se a sua inscrição está em dia no Cadastro Nacional dos Advogados – CNA, que é controlado pelo Conselho Federal da OAB.

Muitas vezes ficamos preocupados com os honorários do Advogado(a), porém, esse não deve ser o foco principal, embora seja importante. Sua atenção primordial deve estar na experiência, conhecimento técnico, ética e comprometimento. Esses são pontos que farão a diferença para um resultado adequado do seu caso. Em todo o caso a contratação de um Advogado(a) segue uma orientação do Conselho da OAB e visa sempre à manutenção da dignidade da profissão.

A falta ou escassez de recursos é um complicador para muitos na contratação de um Advogado(a). Contudo, não perca a esperança de ir atrás do seu direito. Existem algumas alternativas que o ajudarão a superar a dificuldade financeira e conseguir assessoria jurídica:
(a) as defensorias públicas;
(b) os escritórios de assistência judiciária das faculdades de direito.

Inicialmente, isso pode lhe ajudar de algum modo, mas vale ressaltar que o custo do(a) Advogado(a) é um critério comum, bem como nas demais profissões e serviços prestados.

Desejamos que isso não seja um inibidor para você ir em busca dos seus direitos.

O escritório Costa de Melo está a seu dispor. Os nossos contatos estão aqui na página. Siga-nos na rede social Facebook e Instagram. 

Advocacia especializada
Mais de 20 anos de experiência

Fale agora